Morre, aos 84 anos, o ex-prefeito de Fortaleza, Vicente Fialho



O engenheiro civil e ex-prefeito de Fortaleza, Vicente Fialho, morreu, na madrugada desta terça-feira (12), em Fortaleza. Ele estava internado na UTI do Hospital São Carlos. Não resistiu a complicações provocadas pela covid-19.

Velório e missa acontecem das 10h às 15h, na Funerária Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688 – Aldeota, Fortaleza). O enterro do corpo será no final da tarde, no cemitério Parque da Paz. Vicente Fialho deixa mulher e cinco filhos.

Formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC), turma de 1961, Fialho tinha pós-graduação em transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Grandes obras em Fortaleza
São marcas de sua gestão, à frente da Capital do Ceará, obras de grandes impactos na Cidade, a exemplo das avenidas José Bastos, Borges de Melo, Leste-Oeste e Aguanambi – e a construção do Conjunto José Walter.

Natural de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, Vicente Cavalcante Fialho exerceu várias atividades, em instituições federais, estaduais e municipais.

Indicado pelo então governador do Ceará, César Cals Filho, foi prefeito de Fortaleza, entre 1971 e 1975. Antes, entre 1969 e 1971, foi chefe do Executivo Municipal de São Luís do Maranhão, nomeado pelo então governador José Sarney.

Vicente Fialho era ministro da Irrigação quando foram dados os primeiros passos do projeto que viria a ser o Açude Castanhão.

Já no final da década dos anos 1980, Vicente Fialho viria a ser ministro das Minas e Energia. Noutra área, fundou e dirigiu o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Uma das últimas atuações do ex-prefeito foi como deputado federal, mandato que exerceu entre 1991 e 1995.


www.carlosdehon.com

Related Post

Morre, aos 84 anos, o ex-prefeito de Fortaleza, Vicente Fialho BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 12 de julho de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...