O que o pacote de benefícios do governo Bolsonaro pode fazer pelo PIB e pela inflação

 12/07/2022 <> TERÇA-FEIRA

foto: divulgação


O aumento nos programas de proteção social, como o Auxílio Brasil; os cortes de impostos em combustíveis, energia e telecomunicações; a liberação de saques extraordinários do FGTS; e a antecipação do 13° de aposentados e pensionistas do INSS. Este pacote de benefícios deve ajudar a dar mais dinamismo à economia, justamente no momento em que a elevação nos juros começaria a produzir seus efeitos, e dar um alívio na inflação, que acumula uma alta de 11,89% nos 12 meses encerrados em junho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

- O economista Tiago Sbardelotto, da XP Investimentos, diz que o princípio das medidas é o de garantir a sustentação da demanda. Mas, se os benefícios se perpetuarem pode obrigar o Banco Central a rever a política de ajuste para trazer a inflação à meta, que atualmente é de 3,5%, com um intervalo de 1,5 ponto percentual.

- Um impacto negativo já está sendo sentido: a taxa de juro exigida do Tesouro Nacional para se financiar está no nível mais elevado em seis anos. “Ao exigir uma taxa maior, o mercado está precificando maior risco às contas públicas”, afirma Sbardelotto.

- Veja, a seguir, quatro impactos que o pacote de benefícios do governo federal pode ter na economia no curto e no médio prazo:

1) Mais crescimento no curto prazo
Um dos principais impactos é a sustentação da atividade econômica, em meio a um cenário de pressão causada pela alta na taxa básica de juro, que atualmente está em 13,25% ao ano. “As medidas estão colocando dinheiro nas mãos da população”, explica o economista-chefe da Suno Research, Gustavo Sung.

Essa injeção de dinheiro deve, segundo Rodolfo Margato, analista da XP Investimentos, manter o consumo com um crescimento sólido. Ele calcula que a PEC que amplia os benefícios sociais e a redução nos preços dos combustíveis devem ter um impacto favorável de 0,4 ponto percentual no PIB deste ano.

(*) Gazeta do Povo
www.carlosdehon.com

Related Post

O que o pacote de benefícios do governo Bolsonaro pode fazer pelo PIB e pela inflação BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 12 de julho de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...