Operação cumpre mandados contra crimes de administração pública em Quixadá

Operação do MP em parceria com a Polícia cumpre mandados de busca e apreensão em Quixadá(foto: Divulgação/MPCE)


Operação do Ministério Público do Ceará cumpre mandados de busca e apreensão em três municípios cearenses nesta quarta-feira, 6. As investigações são da operação “Casa de Palha” que, em sua 3ª fase, apura crimes contra a administração pública no município de Quixadá envolvendo licitações para obras de engenharia e outros delitos

Ao todo, oito mandados de busca e apreensão foram expedidos contra alvos em Quixadá (1 ex-agente público, 1 agente político, 1 empresário e 1 empresa), Quixeramobim (2 empresários e 1 empresa) e Eusébio (1 ex-agente público).

As medidas foram deferidas pelo juiz da 2ª Vara Criminal da Comarca de Quixadá e foram cumpridas com o apoio da Polícia Civil, por meio do Departamento Técnico Operacional (DTO), do Departamento de Polícia do Interior (DPI/Sul) e do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM).

A nova fase da referida operação se dá após análise dos elementos de prova colhidos nas fases anteriores.
Operação Casa de Palha

A principal descoberta da operação foi a existência de crimes de fraude em licitações, peculatos e outro ilícitos ligados à realização de obras de engenharia no município de Quixadá.

A primeira fase da operação ocorreu em 24 de abril de 2019 e cumpriu mandados de busca e apreensão, prisão preventiva e prisão temporária de empresários e agentes públicos, sendo um destes o então presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Quixadá, que foi afastado do cargo.

Já a segunda fase da operação ocorreu em 30 de maio de 2019 e cumpriu mandados de busca e apreensão contra a Câmara de Quixadá e o ex-chefe de gabinete da casa legislativa. Dias antes, em 27 de maio, o MPCE denunciou indícios de crimes de fraude em licitações e em realização de obras de engenharia no Município. Os acusados estavam envolvidos em crimes de peculato-desvio, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

A terceira fase da Operação “Casa de Palha” foi motivada após análise dos elementos de prova colhidos nas duas fases anteriores. Oito denúncias criminais e quatro Ações Civis Públicas por ato de improbidade administrativa foram apresentadas à Justiça.

De acordo com assessoria de comunicação da Prefeitura de Quixadá, o alvo da operação não é a atual administração, mas sim o ex-prefeito Ilário Marques, hoje secretário municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Fortaleza (SDHDS).

O POVO entrou em contato com a SDHDS para obter mais informações junto ao atual secretário, mas ainda não obteve retorno.

(*) O Povo
www.carosdehon.com

Related Post

Operação cumpre mandados contra crimes de administração pública em Quixadá BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 6 de julho de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...