Eleições 2022: principais datas e cargos disputados



O primeiro turno das Eleições Gerais de 2022 acontecerá no dia 2 de outubro, um domingo; se necessário, o segundo turno está marcado para o dia 30 do mesmo mês.

Nas urnas, poderão ser escolhidos candidatos aos cargos de deputado federal, deputado estadual, governador e presidente da República.

Entre janelas partidárias, desincompatibilizações, coligações e formações de chapas, o ciclo eleitoral é marcado por mudanças em panoramas políticos, previsíveis ou inesperadas.

Para o cargo mais importante desse pleito, a presidência da República, os principais candidatos são dois: o ex-presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva, e o reelegível Jair Bolsonaro.

Quer saber mais sobre as eleições de 2022, com conteúdo exclusivo, análise, vídeos e podcasts? ENTENDA mais sobre o assunto no canal Eleições 2022 do O POVO.
Qual a data das eleições 2022

As eleições estão marcadas para o dia 2 de outubro de 2022 (primeiro turno) e para o dia 30 de outubro (eventual segundo turno).
Quais vão ser os cargos competidos nas eleições 2022

Ao chegar em seus respectivos locais de votação, os eleitores poderão escolher seus candidatos para cinco postos disponíveis: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República.
Deputado federal

Deputados federais representam o povo brasileiro na esfera nacional. A eles, cabe elaborar leis que possuam abrangência em todo o território do Brasil, além de trabalharem como fiscalizadores de quem estiver atuando como Presidente da República.

Uma de suas atribuições mais notórias é a criação das CPIs, as Comissões Parlamentares de Inquérito, que são formadas por meio de um requerimento feito por, pelo menos, um terço dos parlamentares.

Total de assentos: 513 (proporcional ao número de eleitores de cada estado)
Mandato: 4 anos
Deputado estadual

Os deputados estaduais representam a população do estado de seus eleitores. Como integrantes da Assembleia Legislativa, é dever dos deputados zelar pelo corpo das leis estaduais, propondo, revogando, emendando ou alterando a legislação. Uma das suas atribuições é fiscalizar os gastos do governo estadual.

Total de assentos: 1.035 (Brasil), 46 (Ceará)
Mandato: 4 anos
Senador

Os senadores têm a função de representar seus estados no Congresso Nacional. Além das funções compartilhadas com os integrantes da Câmara dos Deputados, como legislar e fiscalizar os atos do Poder Executivo, existem funções específicas aos senadores.

Um exemplo dessas funções específicas é a possibilidade de, a partir de determinação feita na Constituição Federal de 1988, que os senadores julguem e processem crimes de responsabilidade perpetrados por presidente, vice-presidente, comandantes das Forças Armadas, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), procurador-geral da República e o advogado-geral da União, entre outros.

Total de assentos: 81 (três por estado).
Mandato: 8 anos (eleitos de 4 em 4 anos; são eleitos, alternadamente, um senador e dois senadores a cada 4 anos, renovando a bancada do Senado.)



O governo do estado do Ceará é sediado no Palácio da Abolição, a sede do poder Executivo estadual. Conheça mais sobre as eleições de 2022 e as principais datas até o pleito. Foto: Divulgação / Governo do Estado do Ceará
Governador

O governador ou governadora é o representante do Poder Executivo na esfera estadual. Quem é eleito para o cargo pode escolher seus secretários, que chefiam os diversos departamentos de âmbito administrativo que constroem e viabilizam o funcionamento de uma determinada Unidade da Federação.

Uma das atribuições de um governador que mais aparecem na mídia é a de responsável pela segurança pública do estado; colaboram nessa função as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros de cada unidade federativa.

Total de assentos: 28 (27 estados + Distrito Federal)
Mandato: 4 anos
Presidente da República

Quem é eleito para o posto de Presidente da República tem a função primordial de zelar pela unidade da nação, servindo como uma figura, um “símbolo” de representação do povo brasileiro.

Cuidar da integridade nacional, defender a independência, estabelecer um plano de governo claro com diretrizes administrativas, orçamentárias, legislativas entre outras, e guiar a direção diplomática do corpo internacional brasileiro são algumas das atribuições desse cargo.

Uma das funções de um presidente, chefe do Executivo, que se relaciona com os outros poderes, de forma a estruturar um sistema de vigilância mútua, é a nomeação de chefes de ministérios, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do advogado-geral da União.
Preparação para as eleições 2022

As eleições de 2022 vêm mostrando que serão pautadas pela mesma polarização política que assolou o Brasil em 2018, mudando os parâmetros de campanhas realizadas até aquele momento. Saiba mais sobre o processo de preparação para o pleito que decidirá o próximo Presidente da República.
Janela partidária

O período de cerca de um mês, entre 3 de março de 1º de abril, é conhecido como janela partidária por permitir que candidatos que desejem competir nas eleições de 2022 por um partido diferente do que fazem parte mudem sem perder o mandato.

Esse período ocorre sempre em anos eleitorais, e começou a ser praticado em 2016. Existem alguns cenários nos quais a troca de partido não acarreta perda de mandato, sendo:
incorporação ou fusão de partido
criação de novo partido
mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário
grave discriminação pessoal

A janela partidária foi vista cmo importante em 2016, ano eleitoral, por ser uma medida que tentava promover uma maior unidade entre os políticos, em um cenário social, econômico e político de muita instabilidade, devido ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.


Related Post

Eleições 2022: principais datas e cargos disputados BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 21 de agosto de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...