Receita abre consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda



A Receita Federal abre, nesta quarta-feira (24/8), às 10h, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2022, relativo às declarações do ano-base de 2021. Na remessa, também estarão disponíveis as restituições residuais de exercícios anteriores.

Ao todo, o lote será pago a 4.462.564 contribuintes, e as restituições somam R$ 6 bilhões. Os recursos serão depositados em 31 de agosto.

Para consultar, o contribuinte deve acessar o site da Receita, na opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Consultar Restituição”. Na página, está disponível a opção de fazer a consulta simples ou completa da situação da declaração.

Ainda é possível solicitar a retificação, caso encontre alguma pendência no registro. A consulta também está disponível no aplicativo da Receita Federal.
Quem recebe?

Do valor total do lote, R$ 265 milhões serão pagos a contribuintes com prioridade legal:idosos acima de 80 anos (7.855 pessoas);
contribuintes entre 60 e 79 anos (60.575 pessoas);
contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (5.514 pessoas); e
contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (25.854 pessoas).

Foram contemplados ainda 4,3 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 30 de maio.
Como saber se caí na malha fina?

Ao realizar a consulta, o contribuinte poderá saber se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada “malha fina”.

(*) Receita Federal

Related Post

Receita abre consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...