O ESPINHO DA TRAIÇÃO!!!!!!



A TRAIÇÃO MAIS BEM ELABORADO DA POLÍTICA RECENTE DO CEARÁ

Vamos recordar as traições mas famosas:

1) Gonzaga Mota com os coronéis;

2) Tasso Jereissati com Gonzaga Mota;

3) Juracy Magalhães com Ciro Gomes:

4) Camilo Santana com o clã Ferreira Gomes

<> Só o sucessor de Juracy, Antônio Cambraia não traiu. Excesso de inibição ou como diria a frase atribuída a Mauro Benevides, ainda deputado ao ex-vereador Herval Sampaio: "só o simplório é fiel mais de dez anos".

Agora venhamos nenhum antes teve o requinte do caririense Camilo, que é Santana. Saiu do nada, depois de duas derrotas (2000 e 2004) para prefeito em Barbalha, incentivado pela matriarca, para ser secretário de estado (com escândalo dos banheiros e tudo), deputado estadual e governador do Ceará por dois mandatos. Agora já se considera senador eleito e de quebra quer eleger o insignificante Elmano de Freitas governador do Ceará, apostando nas suas fichas, nas do ex-presidente Lula da Silva e na aliança de balcão com mais de uma centena de prefeitos. Como num filme, que lembra o clássico Conde de Monte Cristo (ao avesso, na origem) segurou com paciência a aliança, sobretudo, com Cid Gomes governador do Ceará por dois mandatos e esperou a indicação para a sucessão estadual, o que já era promessa mesmo sendo do PT. Bancado de A a Z pelo clã Gomes venceu a vaidade doentia do fraco Eunício Oliveira (MDB) e subordinou-se totalmente aos FGs sujeitando também o seu partido (o PT) e foi aprendendo tudo. No segundo mandato ganhou mais alguma liberdade e ousou mostrar as unhas, começando pela manutenção da vice Maria Izolda (o sobrenome Cela não é bem digerido pelo dono do PT o presidenciável Lula da Silva). Construiu uma maioria parlamentar e de apoio de prefeitos ao seu governo rico, porque usou e abusou do aumento de impostos e dos repasses federais da Covid-19.

Costurou, como parte final do plano, sua saída para concorrer ao Senado incensado pelo próprio senador Cid Gomes (PDT). Maria Izolda assumiu o governo e engrossou o pescoço ainda que não fosse o combinado, para ser sua própria sucessora, que parecia ser seu direito. Levou à diáspora o clã FG e herdou o governo e suas benesses, com Izolda colocando tudo nas mãos do PT e de Lula da Silva ungindo Elmano à candidatura ao governo e edificando uma campanha milionária com balcão generoso com quem quer aderir. Reduziu o grupo do clã FG, do qual fazia parte e onde comeu tudo por mais de uma década a uma banda menor, tirando a sustentação do candidato Roberto Cláudio (PDT) e, de relance reduzindo o espaço do seu ex-líder o presidenciável Ciro Gomes ao tempo que pretensamente engorda as urnas de Lula da Silva. Uma traição fatal que inverte os papéis. Deixa aparentemente, Cid e Ivo Gomes apoiando o PT de Camilo e Elmano enquanto Ciro e Roberto Cláudio sentem escorregar o poder que detinham, perdendo o balcão dos prefeitos, deputados e até aliados históricos como secretário (consignado) Arialdo Pinho.

Claro que a trama favoreceu o novo senhor Camilo Santana, mas soltou generosos espaços para o adversário, Capitão Wagner (UB), que mais uma vez se beneficia dos erros e da ambição do grupo que conduzia o poder. Era um suplente de deputado quando estourou a primeira greve geral da PM que o Capitão apoiou e foi vigorosamente acusado por Ciro Gomes de manipular a PM e a opinião pública. Na eleição seguinte virou o deputado estadual mais votado, depois foi o federal. Foi candidato a prefeito duas vezes e perdeu. Agora ironicamente lidera as pesquisas na corrida estadual, enquanto Elmano e Roberto Cláudio se digladiam na segunda posição.

(*) Erivelto de Souza (blog)
Opinião

Related Post

O ESPINHO DA TRAIÇÃO!!!!!! BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...