PT e PDT racharam na cúpula, mas, por enquanto, seguem juntos na base. Até quando?



O vereador Adail Júnior (PDT)vice presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, fez uma denúncia sem prova, sobre uso do MAPP – Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários, para chantagear prefeitos em troca de apoio. Na denúncia, ele poupa, inocenta a governadora Izolda. “A governadora não sabe da missa a metade” , afirmou o parlamentar, se referindo à suposta chantagem. “Aconselho a governadora a recolher a senha do MAPP”, colocou Adail, que se tornou uma espécie de agitador político na crise entre o PT e o PDT. Se ele está faltando com a verdade ou não, o tempo vai mostrar. O que o vereador tentou, de verdade, colocar foi a clara divisão da cúpula dos dois aliados, o que pode contaminar a base dos partidos. Adail é um beneficiário ousado da máquina para se eleger e pode estar sentindo dificuldades na sua campanha para deputado federal. Não deixa de ser uma informação importante.

Se o rompimento na base acontecer, com confusão decretada entre deputados, a crise ganhará proporções inimagináveis. A Assembleia tem um clube de cadeiras cativas, ou seja, parlamentares com vários mandatos. Invadir esses espaços pode significar uma guerra aberta, com consequências políticas profundas. Houve um tempo no Legislativo estadual que a crise foi tão forte que a Casa não se reunia. A briga pelo poder saiu de controle.

O papel do presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão, nesse momento, parece ser fundamental. Prefeitos fugirem de compromissos assumidos e trocarem de apoios não parece razoável. O presidente estará nesta quinta-feira, 4, comandando a primeira sessão do semestre, com o rompimento entre PT e PDT oficializado. Haverá votações importantes na pauta. Saberemos se a base começou a ser contaminada ou não. A primeira sessão do segundo período legislativo foi aberta e encerrada, após leitura de requerimento do próprio presidente, homenageando parlamentares que faleceram. O Regimento da Casa determina o levantamento de uma sessão, em homenagem póstuma a ex-deputados ou aos que estavam no exercício do mandato.

As cúpulas do PT e do PDT cearenses tentam, em Brasília, reforçar alianças, conquistando partidos para ampliar tempo de rádio e TV. Sexta-feira, essa batalha se encerra e saberemos quem se saiu melhor. A disputa maior é pelo controle do PP, partido que tem o segundo maior tempo no rádio e na televisão. Segundo a pesquisa Quest, divulgada nesta quarta-feira, 3/8, cerca de 43% dos eleitores definem seu voto através das inserções e programas do chamado horário gratuito. 27% optam pela internet.

Related Post

PT e PDT racharam na cúpula, mas, por enquanto, seguem juntos na base. Até quando? BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...