Atritos políticos afastam católicos e evangélicos de templos: ‘igreja era pra ser um refúgio’ Polarização permeia discursos de líderes e membros religiosos, gerando rupturas nos lugares de fé



Noite de domingo. Igreja limpa, altar arrumado, famílias se alocando nos bancos para iniciar a semana ouvindo palavras de fé. A pregação inicia. Entre versículos da Bíblia, surge a descrição de um dos candidatos à presidência do Brasil. Tem início, agora, a campanha.

Espaços que antes eram sinônimos de paz, as igrejas estão hoje permeadas pelos efeitos da polarização política vivida no País. “Era pra ser um refúgio de tranquilidade, não atrito”, desabafa A. Martins, 40, que deixou de ir ao templo evangélico que frequentava.

Além dele, o Diário do Nordeste conversou com outros fiéis que se afastaram dos espaços religiosos, neste ano, devido ao acirramento das questões políticas. E nenhum deles pretende voltar.

O motorista de aplicativo A. Martins, que pediu para ser identificado apenas desta forma, participava das atividades de uma igreja evangélica de Fortaleza há cerca de 5 anos. Em 2022, porém, o bem-estar que sentia deu lugar a incômodo. A paz virou guerra.

“Lamento, sinto muita falta, eu gostava do ambiente. Mas a igreja é pra ser um refúgio de tranquilidade, de paz, local pra orar, agradecer. A gente procura calmaria, não um local pra discussão, atrito. De forma alguma concordo com isso”, declara.

A pastora e o presbítero começaram a falar mal de um candidato. Eu disse que não concordava, porque eles têm influência sobre os demais membros da igreja, as pessoas os escutam. Veio uma membra e disse que tinha que falar mesmo. Não discuti.
A. MARTINS
Motorista de aplicativo

O silêncio logo se tornou ausência. Martins passou a “não se sentir bem” com a convivência presencial e online com os membros da igreja, e decidiu sair. “As pessoas estão proliferando ódio, falando mal do outro. Isso não é bom pra ninguém”, desabafa.

(*) Diário do Nordeste

Related Post

Atritos políticos afastam católicos e evangélicos de templos: ‘igreja era pra ser um refúgio’ Polarização permeia discursos de líderes e membros religiosos, gerando rupturas nos lugares de fé BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...