O cenário real das pesquisas será exibido até sábado, 29

Esqueçam as pesquisas divulgadas. Os três institutos que lançaram prognósticos na segunda-feira e terça-feira exibem cenários com diferenças entre 4%, 3% e empate na linha dos 50,2% e 49,8. Todas com Lula à frente. Esse cenário pode mudar para menos ou mais, mas serão as circunstâncias que vão definir votos de indecisos para o veredito.

Escrevi, neste espaço, sobre o faro das pesquisas em relação aos candidatos. Os eleitores estão votando não em projetos e propostas, mas pelo índice de rejeição, onde Lula e Bolsonaro são dsaprovados por quase 50% dos brasileiros. O resultado das pesquisas não simboliza intenção de votos e sim de rejeição.

Recebi um e-mail do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cientista político e leitor da coluna, Adriano Oliveira, a quem agradeço. Ele afirma que interpretei com precisão o ponto de vista do eleitorado. “É triste, mas real”, comenta. O professor, também, critica o jogo político do mais baixo nível. Senti que Adriano é um simpatizante de Lula, mas como cientista político foi isento e brilhante.

Na redação onde escrevo, mas antes converso com gente na rua, parlamentares e graduados servidores públicos, tento passar para o leitor o que vejo e o que meus ouvidos absorvem. Nós jornalistas temos lado, como todo cidadão. O tempo vai esfriando nosso ímpeto de posicionamento no texto, nos limitando a passar ao leitor contextos e leituras reais.

Por se tratar de uma rejeição atípica, a envolver um ex-presidente e líder popular de esquerda versus um novo líder popular de direita, é arriscado palpitar sobre quem vence no domingo. A depender do Nordeste, Lula vai para o trono.

(*) Roberto Moreira
Opinião

Related Post

O cenário real das pesquisas será exibido até sábado, 29 BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...