Doze estados definem seus governadores neste domingo



Alagoas

O atual governador Paulo Dantas (MDB) disputa o segundo mandato contra Rodrigo Cunha (União Brasil). O emedebista terminou a primeira fase do pleito na liderança (46,64% X 26,79% de Cunha). Contudo, ele enfrenta questões judiciais por ter sido afastado do governo no dia 11 de outubro, por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por suspeita de comandar um esquema de ‘rachadinha’ na Assembleia Legislativa. Ele foi reconduzido ao cargo no último dia 24, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Bahia
A corrida estadual na Bahia começou, no primeiro turno, com o candidato do União Brasil como franco favorito. Algumas simulações chegaram a indicar a vitória dele ainda em primeiro turno. Contudo, na semana anterior ao dia 2 de outubro, a situação começou a mudar. Tanto que o ex-presidente Lula, candidato ao Palácio do Planalto, foi ao estado no último dia de campanha para apoiar Jerônimo e cravar o crescimento dele entre os eleitores. O investimento pode ter levado o professor petista saiu com 49% das urnas, ante 41% do prefeito de Salvador.

Paraíba
O governador João Azevêdo (PSB) busca novo mandato no Executivo estadual contra Pedro Cunha Lima (PSDB). O candidato do PSB largou na frente no primeiro turno, com 39,65% dos votos válidos, contra 23,90% do adversário tucano.

Pernambuco
Pela primeira vez na história, o estado pernambucano terá uma mulher governadora. A disputa se dá entre a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) e a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB). As duas saíram do primeiro turno com 23,97% e 20,58% dos votos úteis, respectivamente.

Sergipe
O senador Rogério Carvalho (PT) e o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) concorrem pelo Palácio Governador Augusto. Com 44,70% dos votos válidos, o petista ficou em primeiro lugar após a apuração dos resultados do primeiro turno. O postulante do PSD ocupou o segundo lugar da disputa, com 38,91% dos votos.

NORTE

Amazonas
O atual governador do estado, Wilson Lima (União Brasil), terminou o primeiro turno na liderança da disputa com 819.784 votos, o que equivale a 42,82% dos votos válidos. Já o candidato do MDB, senador Eduardo Braga, alcançou 401.817 votos, o que representa 20,99% dos votos.

Rondônia
O atual governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) e o senador Marcos Rogério (PL) disputam o governo de Rondônia. Eles saíram da primeira fase do pleito com 38,88% dos votos válidos e 37,05%, respectivamente.

SUDESTE

São Paulo
A corrida pela gestão do maior colégio eleitoral do País se dá entre o ex-ministro da Educação e ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT), que disputou a presidência em 2018, e o ex-ministro de Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos). O republicano saiu à frente na primeira fase, com 42,32% dos votos válidos. O petista foi para o segundo turno em segundo lugar, com 35,70%.

Espírito Santo
A gestão do governo capixaba será decidida entre o atual governador, Renato Casagrande (PSB) e Carlos Manato (PL). Ambos receberam, no último dia 2, respectivamente, 46,94% dos votos válidos e 38,48%.

CENTRO-OESTE

Mato Grosso do Sul
Capitão Contar (PRTB) obteve 26,7% dos sufrágios válidos no primeiro turno, ante 25,16% do adversário que também chega a segunda etapa na corrida pelo governo sul-mato-grossense, Eduardo Riedel (PSDB).

SUL

Rio Grande do Sul
Eduardo Leite foi o governador eleito em 2018 no estado gaúcho. Neste ano, ele deixou o cargo para tentar concorrer à presidência pelo PSDB, o que não ocorreu. Agora, ele disputa novo mandato estadual contra o ex-ministro do Trabalho e Previdência Social do Brasil, além de ex-deputado, Onyx Lorenzoni (PL).

Santa Catarina
O pleito do estado sulista é o único do País com um candidato do PL, partido do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro, e outro do PT, do ex-presidente e candidato a novo mandato presidencial, Luiz INácio Lula da Silva. Por lá, na primeira etapa, o candidato do PL saiu na frente, 38,61% dos votos válidos. O petista recebeu 17,42%.

Na última semana, em jogo válido pela Liga Europa, o brasileiro Antony, agora no Manchester United-ING, fez uma de suas jogadas características, o chamado drible

Esta semana que passou marcou um ponto importante que merece destaque no mercado financeiro brasileiro. O Banco Central, ainda em fase de testes e de

Neste sábado, segmentos funcionam normalmente. No dia da votação do segundo turno eleitoral, porém, haverá mudança nas disponibilidades de atendimento. Confira

Os institutos de pesquisas decidiram colocar o resultado da eleição na margem de erro, ou seja, Lula ou Bolsonaro podem vencer a eleição deste domingo

(*) Jornal Opiniao

Related Post

Doze estados definem seus governadores neste domingo BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sábado, 29 de outubro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...