Fake news são despejadas na web para tentar influenciar o 2º turno Para aumentar a abstenção, são criadas mentiras de que eleitores não precisam votar em 30/10. Canal do TSE ajuda a combater a desinformação


Se, no primeiro turno das eleições, os ataques contra a Justiça Eleitoral tinham como alvo as urnas eletrônicas e o possível resultado do pleito, com a confirmação do segundo turno, as fake news têm como objetivo aumentar o número de abstenções. Desde 3 de outubro, além dos ataques entre candidatos e das tentativas de descredibilizar os concorrentes, as mentiras têm aparecido como forma de “instruções” eleitorais.

Nos grupos de família e nas redes sociais, layouts de sites ou de jornais são copiados para confundir ao eleitor. Duas desinformações que mais têm circulado são sobre o voto em si, no próximo 30 de outubro.

Circulou nas redes que eleitores do candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não precisavam ir às urnas no segundo turno, pois o voto em primeiro turno já estaria garantido e contabilizado nos equipamentos. Houve, ainda, milhares de compartilhamentos de que cidadãos que não votaram no primeiro turno estariam impedidos de comparecer às urnas no segundo.

Outra fake news desmentida está relacionada a um tuíte que informava falsamente que o número de Jair Bolsonaro seria, nas atuais eleições, o mesmo usado em 2018: no caso, o 17, quando o candidato concorreu pelo PSL (que foi incorporado ao DEM e formou o União Brasil). Bolsonaro, na verdade, hoje é filiado ao PL, que tem outro número de legenda.

(*) Metrópoles
www.carlosdehon.com

Related Post

Fake news são despejadas na web para tentar influenciar o 2º turno Para aumentar a abstenção, são criadas mentiras de que eleitores não precisam votar em 30/10. Canal do TSE ajuda a combater a desinformação BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 18 de outubro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...