Ceará: Duas pesquisas para governador e senador previstas para 13 de setembro Confira

 


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou duas novas pesquisas para governador e senador no Estado do Ceará que começam a ser divulgadas em breve. A primeira deles foi a Ipespe Inst de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas, contratada pelo jornal O Povo. O início das entrevistas começam hoje, 9, e vão até o dia 11 de setembro. A divulgação ficou para o próximo dia 13.

A pesquisa ficou como quantitativa telefônica, através de entrevistas a pessoas às quais é aplicado um questionário estruturado. Essas pessoas constituem uma amostra representativa dos eleitores do estado do Ceará com acesso a telefone celular e/ou rede telefônica fixa (na residência ou no trabalho).

Serão realizadas 1.000 entrevistas no estado do Ceará, sendo 28% na capital, 15% na periferia e 57% no interior. No plano de amostragem utilizado para a estratificação são considerados os municípios, os sexos e as faixas etárias dos entrevistados. Inicialmente as unidades amostrais são os municípios e no estágio seguinte são os eleitores residentes nos municípios. Para a seleção dos entrevistados será utilizado o sistema de cotas amostrais segundo Sexo e Grupos de idade.

O número de entrevistas foi estabelecido com base em uma amostragem aleatória simples com um nível estimado de 95,45% de confiança e uma margem de erro estimada de 3,2 pontos percentuais sobre os resultados encontrados no total da amostra. Ela custou R$ 42.000,00.

Já a segunda, contratada pela Record, é a Real Time Mídia LTDA / Real Time Big Data. Com início marcado para o dia 10, a pesquisa finaliza próximo dia 12 e divulga os números também no dia 13 de setembro.

Pesquisa é quantitativa e consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo. Serão 1540 entrevistados.

O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A pesquisa teve o valor de R$ 20.000,00.

(*) Equipe Focus

focus@focus.jor.br

Related Post

Ceará: Duas pesquisas para governador e senador previstas para 13 de setembro Confira BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...