Chuva de pesquisas desacredita institutos que avaliam intenção de votos do eleitor



A democracia está sendo, mais uma vez, fortalecida neste ano eleitoral, quando o brasileiro irá escolher o presidente da República, governadores, 1/3 do Senado Federal, 513 deputados federais e deputados estaduais. O cenário é de completa liberdade.

A expressão “fake news” está na moda, assim como “narrativa”. É comum, ainda, ouvir com frequência a expressão “ativismo político”. Nessa campanha, outro ingrediente foi adicionado: “a chuva de pesquisas”. A consulta aos eleitores é normal, nesse período, quando a população está definindo para onde dirigir seu voto.

Os candidatos, principais interessados, nem comentam mais os resultados das pesquisas, por conta das tantas diferenças de seus resultados. A metodologia usada nos questionários altera os números e percentuais, causando uma paranoia para o eleitor. Pesquisas apontam Lula com até 12% à frente de Bolsonaro e outras vitória de Bolsonaro, já no primeiro turno.

No Ceará, sete institutos de pesquisas entraram no processo de investigação sobre o pensamento do eleitor. Os resultados são os mais diversos. O mais grave: quem paga as pesquisas? O TSE ou o TRE precisam investigar.

(*) RM
www.carlosdehon.com

Related Post

Chuva de pesquisas desacredita institutos que avaliam intenção de votos do eleitor BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...