GERAL Centro de Fortaleza reduz taxa de roubos em 32,%

CENTRO DE FORTALEZA


A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou o balanço de agosto sobre crimes violentos contra o patrimônio (CVPs) e revelou que o Centro da capital cearense apresentou redução de 32,9% nas ocorrências.Os dados são da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e, em um detalhamento mais aprofundado, apontam que, enquanto o bairro registrou 140 ocorrências em agosto de 2021, no mesmo período de 2022 o número chegou apenas a 94.

O Secretário de Segurança Pública do Estado, Sandro Caron, credita a melhora nos índices ao trabalho da Polícia Militar (PMCE), que tem intensificado as ações no Centro de Fortaleza, e também às investigações conduzidas pela Polícia Civil do estado (PC-CE). “Mapeamos locais em que há uma maior incidência dessas ocorrências, e realizamos operações e investigações para identificarmos e capturarmos os suspeitos. Destaco ainda o uso de inteligência em nossas ações, além do auxílio de dados estatísticos e ferramentas tecnológicas”, detalhou.
Assim como quando foram divulgados os dados sobre a redução de mortes por crimes violentos no estado (CVLIs), Caron destacou a importância da integração entre as forças de segurança. “Essa redução significativa, mais uma vez apresentada, é fruto de toda uma intensificação de ações preventivas realizadas pelas nossas polícias militar e civil”, afirmou.

Além dos dados específicos do mês de agosto, a SSPDS também informou sobre o acumulado de todo o ano de 2022. Desse modo, nos primeiros oito meses do ano, houve uma redução de 15,5% nos CVPs do Centro da capital, saindo de 1.015 casos para 858.

O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Otoniel Nascimento, chama atenção também para o trabalho de monitoramento realizado pelas viaturas na região. “Há um acompanhamento diário dessas ocorrências. Nós mapeamos os locais onde mais acontecem os casos e distribuímos melhor o efetivo, enviando viaturas, bicicletas e motos para patrulhar na região”, relata. Por isso, o comandante espera que os índices de setembro sigam diminuindo. “É uma tendência de 2022, todos os meses estamos reduzindo o CVP do Centro. Já tivemos até outras reduções maiores”, relembra.

De acordo com ele, é válido destacar que a população pode contribuir com o trabalho policial por meio de denúncias de suspeitas. “Ás vezes os lojistas entram em contato com a polícia quando veem alguém suspeito passando em frente à loja, por exemplo. Isso ajuda bastante o nosso trabalho”, conta. Porém, o comandante também destaca a importância do uso das câmeras de videomonitoramento. “Temos um policial olhando as câmeras espalhadas pelo Centro. Quando veem algo suspeito, eles acionam rapidamente a viatura, que chega imediatamente no local”.
Por Yasmim Rodrigues

Related Post

GERAL Centro de Fortaleza reduz taxa de roubos em 32,% BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...