POLÍTICA Pesquisa Ipec mostra empate técnico entre RC e Wagner



A pesquisa Ipec – antigo Ibope – para o Governo do Estado do Ceará divulgada nesta quinta-feira (1º) aponta empate técnico entre os candidatos Capitão Wagner (União Brasil) e Roberto Cláudio (PDT), que aparecem respectivamente com 32% e 28% na pesquisa estimulada. Elmano de Freitas (PT), por sua vez, aparece em terceiro lugar, com 19%.A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares e ouviu 1.200 pessoas em 56 municípios do Ceará de 29 a 31 de agosto, tendo sido registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o código CE-08708/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05276/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Trata-se da primeira pesquisa do Ipec realizada para a disputa pelo Palácio da Abolição desde o início da campanha eleitoral, portanto é a primeira do instituto que mede o impacto das aparições dos candidatos no horário eleitoral gratuito. Também é o primeiro estudo, entre os que foram divulgados até o momento, que indica empate técnico entre RC e Wagner. Em todas as pesquisas divulgadas anteriormente, o candidato do União Brasil aparecia na liderança acima da margem de erro.

Também nos resultados do Ipec, Serley Leal (UP) aparece com 2% e Zé Batista (PSTU) tem 1%, enquanto Chico Malta (PCB) não chegou a pontuar. Brancos e nulos somam 10%, enquanto outros 10% dos entrevistados disseram não saber em quem votarão.

Em aberto
Já na pesquisa espontânea, que é aquela em que os entrevistados dizem em quem vão votar sem ouvir antes os nomes dos candidatos, Capitão Wagner aparece com 15%, Roberto Cláudio com 11% e Elmano de Freitas com 11%. Os postulantes do PSTU, do PCB e do UP não pontuaram nessa modalidade, enquanto outros nomes somam 8%, brancos e nulos somam 6%. No entanto, o que chama a atenção, na espontânea, é o volume de eleitores que dizem ainda não saber em quem votar: 50%.

Os votos que ainda podem estar em aberto também têm volume expressivo na pesquisa estimulada, onde brancos, nulos e não sabem somam 20 pontos percentuais – o suficiente para mudar o jogo em qualquer direção, na configuração em que atualmente se encontra.

Senado
Para o Senado, o Ipec mostra uma consolidação do cenário de ampla liderança do ex-governador Camilo Santana (PT), que acumula 71% das intenções de voto. Em seguida, aparece Kamila Cardoso (Avante), que integra a coligação de Capitão Wagner, seguida por Érika Amorim (PSD), com 3%, candidata apoiada por Roberto Cláudio. Carlos Silva (PSTU) chega a 2% das intenções de voto, mas sua candidatura foi indeferida pela Justiça Eleitoral por não ter prestado contas sobre a campanha de 2020.

Também na pesquisa para senador, os brancos e nulos somam 10%, enquanto 8% dos entrevistados disseram não saber ou não responderam.
Avaliação
A pesquisa do Ipec também registrou a avaliação dos cearenses sobre os governos de Izolda Cela (sem partido) e Jair Bolsonaro (PL). No total, 38% dos entrevistados disseram avaliar o governo de Izolda como ótimo ou bom, enquanto 33% considera regular e 11% consideram ruim ou péssimo, enquanto 19% disseram não saber avaliar.
Na avaliação sobre o governo federal, 52% dos cearenses consideram que a gestão Jair Bolsonaro é ruim ou péssima, enquanto 23% consideram regular e 22% acham bom ou ótimo. Além disso, 3% dos eleitores não souberam opinar.

(*) O Estado
www.carlosdehon.com

Related Post

POLÍTICA Pesquisa Ipec mostra empate técnico entre RC e Wagner BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...