Rede de apoio é essencial para superar a depressão No Setembro Amarelo, psicólogo do Hapvida reforça a importância de se preservar a saúde mental

O mundo presencia uma grande explosão de casos de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, de melancolia e tristeza profunda, de desapego e introspecção. Por isso, durante o Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio – o psicólogo do Hapvida, Carol Costa, reforça a importância de uma rede de apoio emocional no combate à depressão.
Segundo ele, a depressão é uma doença que se caracteriza por uma tristeza intensa e de longa duração, a ponto de afetar a rotina, vida profissional e social do indivíduo.

“Hoje a depressão é considerada o mal dos tempos modernos”, frisa. “E como a doença atinge o indivíduo em sua totalidade, é muito importante ter uma rede de apoio, inclusive de informação”, completa.

Costa reforça que a tristeza existe e faz parte da vida de todas as pessoas, mas o problema está quando ela é limitante. E, como saber quando alguém está com depressão?

“A partir do momento que a tristeza; melancolia; falta de vontade; sensação de incapacidade, inclusive de se entreter com atividades antes prazerosas, começa a atrapalhar a vida. Quando a tristeza se transforma em um limitador, isso faz com que a depressão ganhe força E, em alguns casos, se não tratada, pode levar à morte, pois a pessoa deixa até de ter vontade de viver, com pensamentos pessimistas e de finitude”, explica o psicólogo.

(*) GC+

Related Post

Rede de apoio é essencial para superar a depressão No Setembro Amarelo, psicólogo do Hapvida reforça a importância de se preservar a saúde mental BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...