Setembro Amarelo: Fortaleza é a segunda cidade brasileira onde acontece mais suicídios No Brasil, são contabilizados mais de 12 mil por ano.



O Brasil está entre os 10 países onde o suicídio mais acontece. No País, são contabilizados mais de 12 mil por ano. Fortaleza, excluindo São Paulo, que tem uma população quatro vezes maior do que a da capital cearense, é a cidade brasileira onde acontece mais suicídios. São cerca de 300 por ano. Ressalte-se que esses números são subdimensionados por causa do preconceito e do estigma associados ao suicídio. Por isso, a importância de campanhas como a do Setembro Amarelo.

Essas informações são do professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e psiquiatra do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Fábio Gomes de Matos e Souza, orientador do Projeto de Apoio à Vida (Pravida), uma iniciativa de extensão da Faculdade de Medicina da UFC realizada no Hospital. Nesse contexto, o Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh preparou uma programação especial para a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio e de valorização da vida.

No dia 1º de setembro, às 9h, o Pravida fará a abertura oficial da programação no Auditório da Reitoria da UFC. Já no dia 10, o Programa de Apoio à Vida convida a sociedade para a Caminhada Setembro Amarelo – Pravida. O ponto de concentração será na Avenida Beira Mar, em frente ao Ideal Clube, a partir das 16h.

Entre os dias 5 e 9 de setembro, serão realizadas ações preventivas com foco nos colaboradores do Complexo Hospitalar da UFC organizadas pela Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost). Também com ênfase na saúde mental do trabalhador, no dia 13, das 7h às 10h, haverá Blitz Psicoeducativa na recepção principal da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), com a participação de psicólogos e assistentes sociais.

Related Post

Setembro Amarelo: Fortaleza é a segunda cidade brasileira onde acontece mais suicídios No Brasil, são contabilizados mais de 12 mil por ano. BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...