Pesquisa Ipespe Ceará: Wagner tem 38%; Roberto Cláudio tem 28% e Elmano, 13%



Pesquisa Ipespe para o Governo do Ceará mostra o candidato da oposição Capitão Wagner (União Brasil) liderando a disputa com 38% das intenções de voto. Ele é seguido pelo ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), que tem 28%, e pelo petista Elmano Freitas (PT), com 13%. Os números se referem à pesquisa estimulada, quando o entrevistador oferece opções. A pesquisa foi contratada pelo O POVOe é a primeira a mostrar o cenário eleitoral do Estado após o rompimento entre PDT e PT.

Na sequência aparecem Zé Batista (PSTU), com 1%, e Serley Leal (UP) que foi citado, mas não atingiu 1% das intenções de voto. A então candidata do Psol, Adelita Monteiro, constava entre os nomes apresentados durante a realização do levantamento, mas anunciou a retirada da candidatura na última quarta-feira, 3, após anunciar apoio ao PT. Chico Malta (PCB) constava na lista, mas não foi citado.

Eleitores que pretendem votar branco ou nulo, aqueles que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos e os que não souberam ou não responderam somam 19%.
Pesquisa Ipespe Ceará (Estimulada)

Capitão Wagner (UB): 38%
Roberto Cláudio (PDT): 28%
Elmano Freitas (PT): 13%
Adelita Monteiro (PSOL) 1%*
Zé Batista (PSTU): 1%
Serley Leal (UP): 0
Nenhum/Branco/Nulo: 11%
Não sabe/Não respondeu: 8%

Adelita Monteiro (PSOL) era candidata ao governo durante a realização da pesquisa, mas anunciou a retirada do seu nome da disputa nesta semana. Na Pesquisa estimulada o nome de Chico Malta (PCB) constava na lista mas não foi citado pelos entrevistados.

A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%. A pesquisa foi realizada de 30 de julho a 2 de agosto. O Ipespe ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do Ceará, por telefone, via sistema Cati Ipespe. A pesquisa foi contratada pelo O POVO e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números BR-03845/2022 e CE-01693/2022.
Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta opções de candidatos, Capitão Wagner lidera com 28% das intenções de voto. Roberto Cláudio tem 12% da preferência do eleitorado e Elmano Freitas registrou 8%. Neste cenário, eleitores que pretendem votar branco ou nulo, aqueles que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos e os que não souberam ou não responderam somam 48%.

O ex-governador Camilo Santana (PT) e a governadora Izolda Cela (PDT) foram citados na pesquisa espontânea, mas não são candidatos ao governo do Estado nas eleições deste ano.
Pesquisa Ipespe Ceará (Espontânea)

Capitão Wagner (UB): 28%
Roberto Cláudio (PDT): 12%
Elmano Freitas (PT): 8%
Camilo Santana (PT) 3%*
Izolda Cela (PDT) (1%)*
Adelita Monteiro (PSOL) 0*
Nenhum/Branco/Nulo: 3%
Não sabe/Não respondeu: 45%

Adelita Monteiro (PSOL) era candidata ao governo durante a realização do levantamento, mas retirou-se da disputa e anunciou apoio ao PT. Os candidatos Zé Batista (PSTU) e Serley Leal (UP) não foram citados na pesquisa espontânea.

Related Post

Pesquisa Ipespe Ceará: Wagner tem 38%; Roberto Cláudio tem 28% e Elmano, 13% BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...