Sete cearenses entram no ranking Elite Parlamentar 2022 como lideranças


O ranking Elite Parlamentar 2022, levantamento elaborado pela empresa de análise e inteligência política Arko Advice, elenca deputados e senadores do Congresso Nacional que têm destaque no Legislativo em posições de liderança formais ou informais. Na análise publicada, sete cearenses integram a lista, incluindo cinco deputados federais e dois senadores da República.
No documento, o deputado André Figueiredo é destacado como liderança formal por ser líder do PDT na Câmara Federal – mesma posição em que se encontra Cid Gomes (PDT), mas como líder no Senado. Por sua vez, os deputados Eduardo Bismarck (PDT) e Mauro Benevides Filho (PDT) têm destaque como especialistas, respectivamente em assuntos jurídicos e em finanças da administração pública. O deputado Danilo Forte (União Brasil), por sua vez, é listado como liderança pela relatoria da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Auxílios. Por fim, o deputado José Guimarães (PT) e o senador Tasso Jereissati (PSDB) são destacados como articuladores de relevo.

Os sete nomes elencados para o Ceará deixam o estado na terceira posição do Nordeste em número de lideranças formais e informais, atrás da Bahia (10) e de Pernambuco (10). Com mais nomes na lista estão os estados de São Paulo (24), Rio de Janeiro (11) e Minas Gerais (11), enquanto o Paraná tem a mesma quantidade do Ceará. As regiões Nordeste e Sudeste concentram o maior número de lideranças no ranking, com 45 nomes cada uma, enquanto a Centro-Oeste tem 13, a Norte tem 12 e a Sul 11.

Nas divisões partidárias, têm destaque o PL e o PT, com 16 nomes cada – espelhando a polarização firmada na eleição presidencial entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – seguidos por PSD (13), PP (12), União Brasil (12), MDB (11) e PSDB (9). A lista engloba, no total, 127 parlamentares.

(*) O Estado

Related Post

Sete cearenses entram no ranking Elite Parlamentar 2022 como lideranças BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...