Nobel de Física 2022 vai para três cientistas por descobertas sobre a mecânica quântica Os ganhadores são da França, Áustria e Estados Unidos. As láureas em Química, Literatura e Paz serão entregues ao longo desta semana; já a de Economia será divulgada na próxima segunda (10).



Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger são os ganhadores do Prêmio Nobel 2022 em Física, anunciou a Academia Real das Ciências da Suécia nesta terça-feira (4).

Os ganhadores são da França, Estados Unidos e Áustria, respectivamente. Eles dividirão o prêmio que totaliza 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 4,8 milhões).

Os cientistas levaram o Nobel por estudos sobre a mecânica quântica, um campo da Física que investiga o comportamento de partículas muito minúsculas como átomos, elétrons e fótons.

No ano passado, o prêmio de Física foi para três cientistas que contribuíram para modelos do aquecimento global. Desde 1901, mais de 200 pessoas foram laureadas. A distinção científica só não foi concedida em seis ocasiões: em 1916, 1931, 1934, 1940, 1941 e 1942.

Até 2021, das 218 pessoas agraciadas com o Nobel em Física, apenas 4 eram mulheres. Entre elas, a cientista polonesa Marie Curie, a primeira mulher a ganhar o prêmio.

Os vencedores

Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger são os vencedores do Nobel de Física de 2022, por experimentos inovadores usando o entrelaçamento quântico.

Alain Aspect nasceu em 1947 em Agen, na França. Em 1983 ele recebeu o doutorado pela Universidade Paris-Sud, em Orsay, na França. Atualmente é professor na Université Paris-Saclay e na École Polytechnique, Palaiseau, também na França.
John F. Clauser nasceu em 1942 em Pasadena, na Califórnia (EUA). Em 1969, ele recebeu o doutorado pela Columbia University, de Nova York. Atualmente é físico pesquisador no centro de pesquisa J.F. Clauser & Assoc. também nos EUA.
Anton Zeilinger nasceu em 1945 em Ried im Innkreis, na Áustria. Em 1971, ele recebeu o doutorado pela Universidade de Viena. Atualmente é professor na mesma instituição.

(*) G1

Related Post

Nobel de Física 2022 vai para três cientistas por descobertas sobre a mecânica quântica Os ganhadores são da França, Áustria e Estados Unidos. As láureas em Química, Literatura e Paz serão entregues ao longo desta semana; já a de Economia será divulgada na próxima segunda (10). BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 4 de outubro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...