Eleições 2022 Eleição acirrada no 1º turno esquenta disputa por votos no Nordeste



Candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) deram início à corrida rumo ao 2º turno com duro embate em busca de conquistar o eleitorado do Nordeste. Apesar de adotarem estratégias distintas, as campanhas convergem na tentativa de ganhar terreno na região, dominada pela esquerda nas últimas décadas.

Nascido em Pernambuco, Lula mantém nesses estados seu maior capital político, onde a preferência do eleitorado se refletiu em números nas urnas. No primeiro turno de 2022, a região deu ao petista 21,7 milhões de votos, contra 8,7 milhões de Bolsonaro — vantagem de 13 milhões de votos para o ex-presidente. Em termos percentuais, Lula teve 65,7% no Nordeste contra 27,9% do presidente.

Apesar da ampla diferença, o atual chefe do Executivo acredita que há espaço para crescer na região, e tem usado como tônica da campanha voltada para essa parcela do eleitorado a conclusão das obras de transposição do rio São Francisco. Já o petista pretende investir no Dia do Nordestino, comemorado neste sábado (8/10), para ampliar a rejeição do adversário e cBolsonaro iniciou a semana com acenos à população nordestina e defendendo os eleitores da região após onda de ataques xenofóbicos nas redes sociais. Na terça, o filho dele e senador, Flávio Bolsonaro, divulgou um vídeo em que agradecia os votos dados ao pai e dizia que “o povo nordestino é mais importante do que nunca”.arimbar nele o título de intolerante.

(*) Metrópoles

Related Post

Eleições 2022 Eleição acirrada no 1º turno esquenta disputa por votos no Nordeste BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sábado, 8 de outubro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...